(49) 99133 7534 | contato@giramor.com.br
(49) 99133-7534

Bernhard Wosien e a dança circular

Bernhard Wosien e a Dança Circular

"Para mim, a dança é uma mensagem poética do mundo divino." Nesta frase, Bernhard Wosien nos oferece sua poética e sua mestria no caminho da dança. 

Em seu livro Dança, um caminho para a totalidade, relata como a dança se apresentou em sua vida e a transformou. Conta ele que as primeiras impressões da dança surgiram em sua infância, quando a família se reunia e dançava ao som do violino que o pai tocava. Seu entusiasmo pela dança permaneceu durante sua juventude e foi assim que ele foi tocado a seguir a carreira profissional como bailarino. Sua decisão, porém, foi abalada pela influência do pai que, sendo um religioso, esperava que o filho seguisse o mesmo caminho.

Bernhard Wosien então cede aos desejos do pai e estuda Teologia durante um tempo, até o momento em que, conforme suas palavras, "colocou-se para mim, um sério problema de um tipo especial"; ou seja, enfrentando seus dilemas existenciais decide "sair pelo mundo" para assim, encontrar seu caminho. 

Durante algum período dedicou-se ao desenho e a pintura até o momento em que não mais conseguiu fugir do chamado de sua alma. 

Bernhard Wosien se entregou à dança como sua arte, sua profissão, seu servir, o que lhe garantiu prestígio como professor, coreógrafo, artista da dança.

Em determinado período de sua vida profissional encontrou a dança de roda, e foi a experiência com as danças de roda que despertou nele um novo olhar para a dança e para a vida. "Um novo capítulo da minha vida começou quando decidi dedicar minha atenção às danças de roda e danças dos povos.“

Entusiasmado, viaja por alguns países da Europa para conhecer mais destas danças e decide, em 1960 deixar em definitivo as danças de palco.

Em 1965 atuou como docente na área de Ciências Educacionais no Departamento de Pedagogia para Escola para Excepcionais, e assim ensinou as danças de roda como meio da Pedagogia de grupo.

Em 1976, a convite de Eileen e Peter Caddy, fundadores da Comunidade de Findhorn, na Escócia, iniciou com os residentes da comunidade a prática das danças de roda. Sendo lá uma comunidade receptiva ao desenvolvimento e prática da vida espiritual, dançando a "Roda de Jesus" ele implanta a "primeira semente de um acontecimento sagrado na dança."

Na prática, Bernhard Wosien vai oferecendo às pessoas a experiência de dançarem a calma, é o caminhar para o silêncio em direção a si mesmo. " Na dança sagrada como oração e conversa sem palavras com Deus, o bailarino encontra recolhimento.”

A percepção do sagrado na dança, portanto, dá-se no sentido em que a dança como linguagem sem palavras, se manifesta como via de comunicação com a alma e com Deus; assim, dança é oração. 

É neste sentido que Bernhard Wosien nos sugere a dança como caminho de autoconhecimento através do silêncio e do despertar do ser. “Só o verdadeiro autoconhecimento nos leva ao conhecimento de Deus.”

É esta consciência elevada que ele oferece à dança de roda, e nesta perspectiva, a dança circular vai sendo propagada como um instrumento que une o ser humano ao ser divino, expressando a unicidade no círculo, a comunhão com a Unidade-Deus. É portanto com sua arte poética e com sua mestria que ele nos entrega a dança sagrada como caminho-experiência de religação do Ser essencial.

 Bernhard Wosien é nossa referência, nosso Mestre das danças circulares.

- Nasceu em 19 de setembro de 1908 em Passenheim, Masuren (Prússia Oriental *), filho do reverendo Louis Wosien e de Antoinette-Linda, Baronesa de Butler-Ponarth
*A Prússia Oriental foi uma província do reino da Prússia e seu território corresponderia ao extremo leste do Império Alemão. O território que compunha a Prússia Oriental hoje está dividido entre alguns países como Polônia, Lituânia, Rússia.
- Faleceu em 29 de abril de 1986, em Munique, na Alemanha.

 

Este texto é de minha autoria, utilizando como fonte o livro: Dança, um caminho para a totalidade. Se você utilizar o texto como pesquisa, peço sua atitude consciente de mencionar a autoria. Agradeço! Adri Cavalli


Uso de Cookies

Nós utilizamos cookies com o objetivo de oferecer a melhor experiência no uso do nosso site. Ao continuar sua navegação, você concorda com os nossos Termos de Uso.