Bernhard Wosien e a Dança Circular
"Para mim, a dança é uma mensagem poética do mundo divino." Nesta frase, Bernhard Wosien nos oferece sua poética e sua mestria no caminho da dança.
Em seu livro Dança, um caminho para a totalidade, relata como a dança se apresentou em sua vida e a transformou. Conta ele que as primeiras impressões da dança surgiram em sua infância, quando a família se reunia e dançava ao som do violino que o pai tocava. Seu entusiasmo pela dança permaneceu durante sua juventude e foi assim que ele foi tocado a seguir a carreira profissional como bailarino. Sua decisão, porém, foi abalada pela influência do pai que, sendo um religioso, esperava que o filho seguisse o mesmo caminho.
Bernhard Wosien então cede aos desejos do pai e estuda Teologia durante um tempo, até o momento em que, conforme suas palavras, "colocou-se para mim, um sério problema de um tipo especial"; ou seja, enfrentando seus dilemas existenciais decide "sair pelo mundo" para assim, encontrar seu caminho.
Durante algum período dedicou-se ao desenho e a pintura até o momento em que não mais conseguiu fugir do chamado de sua alma.