A roda de dança circular
A dança circular é realizada em grupo, geralmente em círculo e de mãos dadas, mas também dançamos de mãos soltas. A partir da orientação da facilitadora, que mostra como dançar a dança, aprendemos os passos olhando e experimentando. É assim que acontece uma roda de dança circular, por isto não é necessário ter habilidade em dança. É necessário disposição para seguir a coreografia e se entregar à dança.
As músicas e as danças são variadas de acordo com o repertório da pessoa que facilita a roda. São múltiplas as possibilidades, pois o movimento das danças circulares é aberto e integrador. Temos a possibilidade das danças e músicas tradicionais dos povos e as contemporâneas, criadas a partir da regionalidade, cultura e/ou afinidade de cada coreógrafa(o). Assim a oferta é vasta entre danças alegres, saltitantes e expansivas e também danças suaves, introspectivas, meditativas.
Todas as danças circulares, independente de seus ritmos, trazem em si a proposta do encontro celebrativo. Através do círculo, que guarda em si a qualidade da totalidade, unimos nossas mãos e nos colocamos em círculo na mais pura expressão de que somos Uno com o todo, com a existência, e isto é motivo para muita celebração.
Podendo ser utilizada como metáfora da vida, através dos passos e dos movimentos refletimos acerca do caminhar nosso de cada dia, da direção que escolhemos seguir, da relação que estabelecemos consigo, com o outro e com o todo e da postura que assumimos em ser e estar no mundo.
Venha viver esta experiência! Venha dançar conosco!
Acesse o canal no YouTube: Giramor danças circulares